segunda-feira, 26 de março de 2012

Passar o sapato da noiva, cortar a gravata do noivo: deselegante ou divertido?










Agora vou falar de uma assunto um tanto delicado, a arrecadação de dinheiro na festa de casamento. A brincadeira mais famosa no casamento brasileiro é sem dúvida o corte da gravata, onde o noivo junto com os padrinhos passam de mesa em mesa pedindo uma ajuda para a lua de mel. Hoje, a moda é dar mini gravatinhas como lembrança.

Dizem que o corte da gravata é uma tradição, mas infelizmente não encontrei nenhuma justificativa ou significado que nos revele como surgiu essa brincadeira. Nem em que década ela foi inventada. Muitos homens da festa fogem quando começa o corte da gravata, mas tudo depende da festa, e do grau de amizade dos noivos com os convidados.


Se você é uma noiva tradicional e quer tudo como antigamente no seu casamento, certamente vai passar o seu sapatinho e a gravata do amado. Para isso, escolha os amigos mais divertidos, para que eles circulem entre as mesas, vendendo um pedaço da gravata do noivo, por qualquer valor

Agora além da gravata, tem noivos mais moderninhos que também passam o sapato da noiva. Existe até mini sapatinho para dar de lembrança para as mulheres que colaborarem com a lua de mel. Mas o que provavelmente pode acontecer é que as pessoas se ofendam com tanta "pidança" de dinheiro e saiam da festa muito antes do programado!

A mais recente invenção é a vaca de pelúcia. Em vez de cortar a gravata do noivo, o casal faz um leilão de uma vaquinha de pelúcia. A diferença é que os lances são feitos com dinheiro vivo – que não é devolvido. Quem der o maior lance leva a vaca. O ruim dessa brincadeira é de que ocupa muito tempo da festa, e se no caso você contratou um buffet com duração média de 4 á 6 horas, você irá perder pelo menos 1 hora só com o leilão e não sei se isso é tão divertido.


Hoje a moda dos casais é criar um site sobre o casamento. O local tem um espaço para as aquisições, como presentes virtuais, objetos, cotas para Lua de Mel e tudo o que o convidado desejar presentear o recém casados. O pagamento é feito por boleto bancário e assim que o depósito for feito, o casal vai saber quem os presenteou, comenta Janaina , cerimonial.



Existem várias versões para o surgindo desta tradição, de passar os objetos. A ideia era “pedir” ajuda para os convidados, mas de maneira que não fosse muito constrangedora. Mas passar ou não, vai depender muito do gosto dos noivos. Dicas

Nunca force nos pedidos. Muitos convidados já deram presentes, então, se não quiserem ou não puderem dar algum valor, não insista.

Não exiba os valores dados. É lógico que, muitas vezes, os valores serão colocados sobre uma bandeja. Mas mesmo assim, não faça tanta ênfase sobre o quanto deram.

Ao receber um valor muito alto, coloque a nota em baixo das demais. O motivo? Os itens anteriores.

Quem conta o total arrecadado é alguém de confiança do noivo, nunca o próprio. Afinal, o intuito da brincadeira é arrecadar algum valor. Não precisa, necessariamente, ser o suficiente pra pagar alguma prestação ou fazer uma viajem.



Minha opinião Jana Doces Lembranças : Com a passada do sapatinho e da gravata já vi os noivos poderem viajar de lua de mel ou usando o dinheiro para outros fins do casamento , o que acho deselegante e constrangedor é as pessoas pedir valores aos convidados eles não tem obrigação de dar dinheiro.Pedir dinheiro é sempre um constrangimento. Os convidados já gastaram com o presente do chá bar, presente do casamento, roupas, penteado, maquiagem, manobrista (especialmente aqui em SP), e ainda tem que dar o dinheiro da gravata !agora depende de cada um achar elegante ou deselegante .

8 comentários:

  1. show , eu estava perdida neste tema para meu casamento e entro aqui no Blog e vejo isto , adorei !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Amei a vaquinha, rsrs! Vou colocar no meu casamento.

    ResponderExcluir
  3. olá você encontra em lojas de artigos para festa ou no site do mercado livre tem varias opções .

    Obrigada pela visita ! bj

    ResponderExcluir
  4. Olá Jana, sei que já foi perguntado acima, mas vc lembra de qual site tirou a foto da vaca? É que procurei por todo o google e não consegui achar! Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  5. boa noite vcs estão de parabéns
    gostaria de saber quanto e essa vaquinha nossa e linda demais ja viro sensação aqui em casa rs.
    ha e quanto sai as gravatinha e o sapatinho ?
    fico no aguardo bjkas

    ResponderExcluir